SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue98Socio comunicative skills and shared attention in typical babies first childhoodThe importance of Neurosciences in English language teachers' training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

FREDERICO NETO, Francisco et al. Criança com dificuldade de aprendizagem: o processo de construção de uma guia de encaminhamento de alunos com queixas escolares a serviços de saúde. Rev. psicopedag. [online]. 2015, vol.32, n.98, pp. 158-167. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: Atualmente, assiste-se a um aumento de crianças com queixas escolares encaminhadas a profissionais de saúde, havendo uma comunicação pouco eficiente entre escola e serviço de saúde. Este artigo buscou compartilhar a experiência de construção de uma guia de encaminhamento de alunos com queixas escolares. MÉTODO: Relato de experiência. RESULTADOS: A partir de encontros entre coordenadores pedagógicos e profissionais de saúde, o modelo inicial de guia de encaminhamento, que contemplava apenas a solicitação de informações sobre as queixas escolares dos alunos, foi sendo aperfeiçoado até chegar a um modelo mais ágil e racional de comunicação que facilitasse a troca de informações entre profissionais da educação e saúde. CONCLUSÃO: O aprimoramento da guia melhorou a comunicação entre as escolas e o serviço, facilitou a discriminação das queixas pelos professores e permitiu uma melhor compreensão inicial da queixa escolar do aluno encaminhado.

Keywords : Comunicação Interdisciplinar; Guia de encaminhamento; Dificuldade de Aprendizagem; Saúde da Criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License