SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue98The importance of Neurosciences in English language teachers' trainingContributions of David Ausubel process for psycho educational intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

COSTA, Karina da et al. Psicopedagogia em foco: caracterização do status atual dos estudos no Brasil. Rev. psicopedag. [online]. 2015, vol.32, n.98, pp. 182-190. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: O objetivo do estudo foi identificar e analisar as publicações sobre a temática psicopedagogia em periódicos científicos indexados na base de dados SciELO e Pepsic, no período compreendido entre 2009 e 2014. MÉTODO: Os dados foram coletados a partir do descritor psicopedagogia, sendo selecionados 82 artigos, seguindo critérios de inclusão e exclusão. A análise dos dados foi realizada pela técnica qualitativa de dados textuais com o apoio do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). RESULTADOS: Os resultados apontaram para três principais focos temáticos: aprendizagem, tendo suas publicações concentradas no ano de 2011; intervenção, em 2009; e campo de atuação, em 2010. CONCLUSÃO: Tomando por base tais apontamentos, sugere-se que estudos sejam desenvolvidos de modo a ampliar as discussões descritas neste manuscrito e especialmente no que se refere à atuação do psicopedagogo nos diferentes campos de inserção.

Keywords : Aprendizagem; Revisão; Software; Análise de Dados; Psicopedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License