SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número98A importância das neurociências na formação do professor de inglêsContribuições de david ausubel para a intervenção psicopedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

COSTA, Karina da et al. Psicopedagogia em foco: caracterização do status atual dos estudos no Brasil. Rev. psicopedag. [online]. 2015, vol.32, n.98, pp. 182-190. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: O objetivo do estudo foi identificar e analisar as publicações sobre a temática psicopedagogia em periódicos científicos indexados na base de dados SciELO e Pepsic, no período compreendido entre 2009 e 2014. MÉTODO: Os dados foram coletados a partir do descritor psicopedagogia, sendo selecionados 82 artigos, seguindo critérios de inclusão e exclusão. A análise dos dados foi realizada pela técnica qualitativa de dados textuais com o apoio do software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). RESULTADOS: Os resultados apontaram para três principais focos temáticos: aprendizagem, tendo suas publicações concentradas no ano de 2011; intervenção, em 2009; e campo de atuação, em 2010. CONCLUSÃO: Tomando por base tais apontamentos, sugere-se que estudos sejam desenvolvidos de modo a ampliar as discussões descritas neste manuscrito e especialmente no que se refere à atuação do psicopedagogo nos diferentes campos de inserção.

Palabras clave : Aprendizagem; Revisão; Software; Análise de Dados; Psicopedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License