SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue98Highlights of the educational psychology: characterizing Brazilian studiesSocial support network in the life of individuals with attention deficit disorder and hyperactivity and their caregivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

DISTLER, Rafaela Regina. Contribuições de david ausubel para a intervenção psicopedagógica. Rev. psicopedag. [online]. 2015, vol.32, n.98, pp. 191-199. ISSN 0103-8486.

A pesquisa teve como objetivo compreender os conceitos de David Ausubel e a sua interferência na aprendizagem enquanto construção cognitiva, no campo da Psicopedagogia. O método utilizado no presente estudo foi a Pesquisa Qualitativa Explicativa, com visão interpretativa e crítica, tanto dos fatores como dos autores pesquisados. Dentre os resultados obtidos é possível informar que, a ação psicopedagógica tem maior sucesso com a prática da pesquisa continuada. A pesquisa oferece uma reflexão sobre o referencial teórico, a fim de trazer benefícios para a prática profissional psicopedagógica. Conclui-se que, para Ausubel, o sujeito já tem uma história, sendo esta a base para uma aprendizagem significativa. O profissional deve estar atento ao fazer intervenção, levando em consideração a formação da estrutura cognitiva do indivíduo, trazendo importantes contribuições para diversas áreas do conhecimento, principalmente, para o campo da Psicopedagogia.

Keywords : Aprendizagem; Ciência cognitiva; Psicologia educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License