SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número98Psicopedagogia em foco: caracterização do status atual dos estudos no BrasilRede de apoio social na vida do indivíduo com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e seus cuidadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

DISTLER, Rafaela Regina. Contribuições de david ausubel para a intervenção psicopedagógica. Rev. psicopedag. [online]. 2015, vol.32, n.98, pp. 191-199. ISSN 0103-8486.

A pesquisa teve como objetivo compreender os conceitos de David Ausubel e a sua interferência na aprendizagem enquanto construção cognitiva, no campo da Psicopedagogia. O método utilizado no presente estudo foi a Pesquisa Qualitativa Explicativa, com visão interpretativa e crítica, tanto dos fatores como dos autores pesquisados. Dentre os resultados obtidos é possível informar que, a ação psicopedagógica tem maior sucesso com a prática da pesquisa continuada. A pesquisa oferece uma reflexão sobre o referencial teórico, a fim de trazer benefícios para a prática profissional psicopedagógica. Conclui-se que, para Ausubel, o sujeito já tem uma história, sendo esta a base para uma aprendizagem significativa. O profissional deve estar atento ao fazer intervenção, levando em consideração a formação da estrutura cognitiva do indivíduo, trazendo importantes contribuições para diversas áreas do conhecimento, principalmente, para o campo da Psicopedagogia.

Palavras-chave : Aprendizagem; Ciência cognitiva; Psicologia educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License