SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número99Análise de itens da versão brasileira do ages and stages questionnaires para creches públicas da cidade do Rio de JaneiroEstratégia de inclusão: resgate da corporeidade no interior das escolas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

BATISTA, Leila Santos; GONCALVES, Bárbara  y  ANDRADE, Márcia Siqueira de. Avaliação psicopedagógica de criança com alterações no desenvolvimento: relato de experiência. Rev. psicopedag. [online]. 2015, vol.32, n.99, pp. 326-335. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Apresentar relato de avaliação psicopedagógica de criança com queixa de alterações no desenvolvimento. O caso relatado é o de menino, 9 anos de idade, atendido em clínica-escola de instituição da grande São Paulo. O relatório médico reportou alterações no desenvolvimento, especificamente atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, desatenção e dificuldade de aprendizado, com diagnóstico de transtorno específico misto do desenvolvimento e outro transtorno comportamental e emocional especificado com início habitualmente na infância ou adolescência (F83 e F98-8). MÉTODO: O relato foi elaborado a partir da descrição do protocolo utilizado para avaliação, que constou de oito sessões em que foram aplicados os instrumentos: Desenho da Família, Desenho da Família Cinética, Desenho do Par Educativo, Hora do Jogo Diagnóstica, Sondagem da escrita e Provas Piagetianas. RESULTADOS: A avaliação psicopedagógica indicou atraso na aprendizagem da escrita, no desenvolvimento cognitivo, além de dificuldades de coordenação motora, interação e comunicação. Verificou-se vínculo saudável com o objeto de conhecimento, percepção saudável da estrutura familiar, ausência de vínculo entre os membros da família, e vínculo comprometido com o ensinante. CONCLUSÃO: A avaliação psicopedagógica permitiu uma análise abrangente do sujeito e de sua aprendizagem, e sugestões de encaminhamento baseadas nos resultados alcançados.

Palabras clave : Psicopedagogia; Diagnóstico; Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License