SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue99Psychopedagogical evaluation of one child with developmental abnormalities: experience reportThe twice-exceptionality: relations between giftedness with Asperger's syndrome, attention deficit hyperactivity disorder and learning disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MILLER, Sandra Maria Correa  and  FERRARI, Maira Miller. Estratégia de inclusão: resgate da corporeidade no interior das escolas. Rev. psicopedag. [online]. 2015, vol.32, n.99, pp. 336-345. ISSN 0103-8486.

O presente trabalho faz uma reflexão sobre os caminhos da educação no futuro, centrada na condição humana, sob a égide do princípio da unidade-diversidade proposto por Edgar Morin. Realiza um contraponto entre educação e corporeidade no contexto do sistema oficial de ensino, enfatizando a importância de resgatar o ato motor e o significado da corporeidade em diferentes etapas da educação básica. Reapresenta o papel do corpo como um elemento essencial no processo de aprendizagem e apresenta a valorização da corporeidade e do movimento como estratégias para o sucesso da educação inclusiva e da escola como espaço de convivência, inclusive durante a adolescência, considerando o Ensino Fundamental e Médio. A educação inclusiva é vinculada à busca incessante de proporcionar a autonomia de ser e de saber da(o) educanda(a), valorizando e respeitando o seu conhecimento prévio, sua singularidade e linguagem corporal, visto ser o estudante um sujeito social em construção.

Keywords : Inclusão educacional; Percepção; Imagem corporal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License