SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue100The use of Concentrated Attention (AC) Test for children and youth population: a contribution to the neuropsychological evaluationLiterature as psychopedagogical intervention with teenager author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MOOJEN, Sônia Maria Pallaoro; BASSOA, Ana  and  GONCALVES, Hosana Alves. Características da dislexia de desenvolvimento e sua manifestação na idade adulta. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.100, pp. 50-59. ISSN 0103-8486.

A dislexia do desenvolvimento, diferentemente da dislexia adquirida, pode ser observada desde os primeiros anos escolares. Constitui-se em um transtorno específico nas operações envolvidas no reconhecimento das palavras, afetando a fluência leitora e comprometendo a compreensão da leitura em graus variados. Também estão prejudicadas as habilidades de escrita. Na literatura, há diferentes termos para definir dislexia e ainda hoje se busca um consenso maior a esse respeito. Outra questão importante do quadro é que as pesquisas sobre dislexia têm se detido na investigação do perfil do disléxico em idade escolar, visto que as dificuldades por ela acarretadas impactam substancialmente essa etapa. Sendo assim, pouco se sabe sobre a dislexia em indivíduos adultos, como evoluíram (ou não) suas habilidades de leitura e escrita, suas principais dificuldades nos vários âmbitos da vida e como repercutiram nas suas escolhas profissionais. Portanto, este artigo visa a apresentar algumas definições sobre a dislexia do desenvolvimento, o movimento do corpo científico pelo emprego da palavra transtorno e as características consensuais sobre o tema. Ademais, realiza uma breve revisão de pesquisas que apontam as dificuldades encontradas (nas habilidades de leitura, escrita e consciência fonológica) por adultos disléxicos. Para finalizar, apresenta um estudo de caso, comparando o desempenho em leitura e escrita de um adulto com o diagnóstico e um controle.

Keywords : Dislexia; Transtornos de aprendizagem; Transtornos da linguagem; Adulto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License