SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número100Características da dislexia de desenvolvimento e sua manifestação na idade adultaPortfólio: instrumento de metacognição para os professores em seu processo reflexivo na atividade docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

PORCACCHIA, Sonia Saj; BARONE, Leda Maria Codeço  y  COSTA, Beethoven Hortencio Rodrigues da. A literatura como intervenção psicopedagógica com adolescente. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.100, pp. 60-66. ISSN 0103-8486.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a utilização de leitura de textos literários na intervenção psicopedagógica com um adolescente. Ele mostrava-se nas sessões como o bebê de sua mãe e na escola sofria bullying, queixando-se de ser zoado e isolado pela turma. Na tentativa de ser aceito pelos colegas, submete-se a eles, assumindo o lugar de bobo da classe. O valor terapêutico da literatura tem sido defendido por diferentes autores. Candido, quando afirma que a literatura tem o poder de humanização, Benjamin, que vê uma relação entre narrativa e cura, e Petit, quando estuda a leitura em espaços de crise. O texto literário por sua potência de construção e de abertura de sentido oferece ao leitor possibilidades para romper o aprisionamento de sentido único. Herrmann propõe o método da psicanálise, a interpretação, entendida como ruptura de campo e motor do processo terapêutico. É através desta que as regras que aprisionavam o sujeito emergem, criando possibilidade da construção de novos sentidos. Barone sustenta a utilização do método psicanalítico - a ruptura de campo - na clínica das dificuldades de aprendizagem, na qual apenas a segurança metodológica sustenta o trabalho do terapeuta que poderá inventar sua técnica através do uso da literatura. Os resultados demonstram que a leitura de textos literários criou situações humanas nas quais foi possível refletir sobre a própria situação de vida do adolescente. A leitura também propiciou a construção de seus conhecimentos cognitivos e o interesse pelo significado das palavras, postulado por Candido como uma terceira face significativa da literatura.

Palabras clave : Literatura; Bullying; Adolescente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License