SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue100Literature as psychopedagogical intervention with teenagerThe psychopedagogical supervision and the critical thought author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MENDES, Mônica. Portfólio: instrumento de metacognição para os professores em seu processo reflexivo na atividade docente. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.100, pp. 67-74. ISSN 0103-8486.

Ao analisarmos a dinâmica escolar, constatamos os vários desafios enfrentados pelo professor em seu cotidiano, ressaltando assim a importância do processo reflexivo nesta rotina para auxiliá-lo a conhecer seu próprio processo de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de habilidades que ampliem seus recursos de observação em relação aos seus alunos. Dessa forma, a proposta de intervenção psicopedagógica institucional ressalta a construção do portfólio do professor sobre o seu percurso profissional, tendo como objetivo o conhecimento de seu processo de busca e aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma abordagem que provoca o autoconhecimento do professor, com o intuito de aproximá-lo de seus alunos por meio de observação e elaboração de atividades voltadas para as modalidades de aprendizagem destes.

Keywords : Aprendizagem; Metacognição; Autoavaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License