SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número100A literatura como intervenção psicopedagógica com adolescenteA supervisão psicopedagógica e o pensamento crítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MENDES, Mônica. Portfólio: instrumento de metacognição para os professores em seu processo reflexivo na atividade docente. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.100, pp. 67-74. ISSN 0103-8486.

Ao analisarmos a dinâmica escolar, constatamos os vários desafios enfrentados pelo professor em seu cotidiano, ressaltando assim a importância do processo reflexivo nesta rotina para auxiliá-lo a conhecer seu próprio processo de aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de habilidades que ampliem seus recursos de observação em relação aos seus alunos. Dessa forma, a proposta de intervenção psicopedagógica institucional ressalta a construção do portfólio do professor sobre o seu percurso profissional, tendo como objetivo o conhecimento de seu processo de busca e aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma abordagem que provoca o autoconhecimento do professor, com o intuito de aproximá-lo de seus alunos por meio de observação e elaboração de atividades voltadas para as modalidades de aprendizagem destes.

Palavras-chave : Aprendizagem; Metacognição; Autoavaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License