SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número101Avaliação do uso de jogos eletrônicos para o aprimoramento das funções executivas no contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

ANDRADE, Maria José; CARVALHO, Mariana Coelho; ALVES, Rauni Jandé Roama  y  CIASCA, Sylvia Maria. Desempenho de escolares em testes de atenção e funções executivas: estudo comparativo. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.101, pp. 123-132. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: Funções executivas e atenção constituem funções corticais importantes para o processo de aprendizagem e estão envolvidas com o desenvolvimento das habilidades escolares de leitura, escrita e cálculo, além de possibilitar o engajamento do indivíduo em ações do seu cotidiano. OBJETIVO: O presente estudo buscou comparar o desempenho em funções executivas, atenção e desempenho acadêmico de crianças com e sem dificuldade de aprendizagem, de ambos os sexos, e faixa etária entre 10-11 anos, do quinto ano de uma escola pública MÉTODO: Participaram do estudo 27 crianças que foram avaliadas usando os instrumentos para a atenção: Teste de Cancelamento e Trail Making Test parte A; para as funções executivas; Trail Making Test - parte B, Stroop Color Word Test e Torre de Londres; para avaliação da capacidade intelectual: Matrizes Progressivas de Raven. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Os resultados encontrados indicam que crianças com queixas escolares apresentam desempenho inferior nos instrumentos que avaliam funções executivas e atenção quando comparadas a crianças sem dificuldades.

Palabras clave : Atenção; Função executiva; Dificuldade de aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License