SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número101Avaliação do uso de jogos eletrônicos para o aprimoramento das funções executivas no contexto escolarPercepção do suporte familiar e desempenho em leitura e escrita de crianças do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

MACHADO, Andréa Carla  y  CAPELLINI, Simone Aparecida. Dados preliminares de um programa de intervenção para compreensão leitora por meio da técnica de cloze. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.101, pp. 144-153. ISSN 0103-8486.

A presente pesquisa teve o objetivo de desenvolver um programa de compreensão leitora por meio da técnica de Cloze. Participaram deste estudo 60 escolares de ambos os sexos, com idade entre 9 e 11 anos (média = 10,4 anos), do 4º ano do Ensino Fundamental municipal de uma cidade do interior paulista. Foi desenvolvido um programa de seis treinos com textos selecionados, posteriormente transformados em slides de power point como recurso diferencial para intervenção em compreensão leitora por meio da técnica de Cloze. Os participantes foram divididos em dois grupos, GI com 30 escolares que receberam a intervenção e o grupo GII com 30 escolares que não receberam intervenção de compreensão leitora. Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significantes, evidenciando que os escolares apresentaram desempenho obtido superior quando comparado aos escolares que não receberam intervenção do programa de compreensão leitora. A comparação dos resultados do pré e pós-testes apontaram para uma diferença significativa, demonstrando que a técnica de Cloze contribui de maneira salutar para o desenvolvimento da compreensão em leitura.

Palabras clave : Compreensão; Leitura; Programas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License