SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número101Dados preliminares de um programa de intervenção para compreensão leitora por meio da técnica de clozeRelação entre recursos familiares e desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental de escola pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

COSTA, Karina da et al. Percepção do suporte familiar e desempenho em leitura e escrita de crianças do ensino fundamental. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.101, pp. 154-163. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo avaliar as relações entre suporte familiar e desempenho de leitura e escrita de crianças de 8 a 10 anos. MÉTODO: A amostra preliminar contou com 102 crianças de 8 a 10 anos, com média de idade de 9 anos (DP=0,77). Todos os participantes são alunos de uma escola localizada em um município do interior do Estado do Maranhão. Os estudantes foram avaliados pelo Inventário de Percepção de Suporte Familiar e Teste de Desempenho de Escrita, Leitura e Matemática para o Ensino Fundamental. RESULTADOS: Dentre os resultados da análise de regressão, tendo como variável dependente o desempenho em português e, independente, os fatores de suporte familiar, duas variáveis explicaram significativamente o desempenho em português, a autonomia familiar e a adaptação familiar. CONCLUSÃO: Os resultados desta pesquisa mantiveram consonância com a literatura pertinente. Novos estudos poderiam realizar uma meta análise dos artigos sobre família e desempenho acadêmico com vistas a caracterizar quais as contribuições específicas de cada aspecto relacionado ao desempenho.

Palavras-chave : Aprendizagem; Família; Relações Familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License