SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número101Percepção do suporte familiar e desempenho em leitura e escrita de crianças do ensino fundamentalAs percepções das crianças e adolescentes com câncer sobre a reinserção escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

RIBEIRO, Renata; CIASCA, Sylvia Maria  e  CAPELATTO, Iuri Victor. Relação entre recursos familiares e desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental de escola pública. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.101, pp. 164-174. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: É comum, no meio escolar, ouvir professores salientando que a família é a grande culpada pelas dificuldades dos filhos na escola; que bons alunos têm pais presentes e outros estímulos do ambiente que favorecem o bom desempenho acadêmico. Por esse motivo, a presente pesquisa objetivou avaliar os recursos do ambiente familiar e correlacioná-lo ao desempenho escolar de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de escola pública brasileira. MÉTODO: Foram selecionados 23 alunos participantes do 5º ano, com idade média de 10,9 anos. Foram aplicados os instrumentos Teste de Desempenho Escolar (TDE) nos alunos e o Inventário de recursos do ambiente familiar (RAF), em forma de entrevista, nos pais dos alunos. RESULTADOS: Nesta amostra, houve correlação positiva entre desempenho escolar e alguns itens do ambiente familiar, como posse de livros, revistas e brinquedos pedagógicos, passeios em família, atividades extraescoltares programadas e acompanhamento dos afazeres escolares. CONCLUSÃO: Neste estudo, foi possível observar que crianças que recebem estímulos em casa apresentam maiores chances de obterem desempenho escolar satisfatório. Sugere-se que seja realizada uma futura pesquisa para que possa ser relacionado o desempenho escolar com os recursos do ambiente familiar nas esferas pública e particular, a fim de que se possa ter dados relevantes em relação à educação e a presença de recursos do ambiente familiar.

Palavras-chave : Família; Leitura; Escolaridade; Fatores socioeconômicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License