SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número101Relação entre recursos familiares e desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental de escola públicaInfância, escola e literatura infantil: livro para criança não precisa ser educativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

FREITAS, Nájila Bianca Campos et al. As percepções das crianças e adolescentes com câncer sobre a reinserção escolar. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.101, pp. 175-183. ISSN 0103-8486.

O objetivo do presente estudo é analisar as percepções que os pacientes oncológicos apresentam acerca da reinserção escolar. Para isso, adotou-se a Teoria da percepção social, porquanto orienta o comportamento e, consequentemente, é influenciado em razão dos comportamentos das outras pessoas. Participaram do estudo quatro pacientes oncológicos, com idades variando entre nove e treze anos, residentes em cidades do Estado da Paraíba. Os participantes responderam a uma entrevista com roteiro semiestruturado, foi empregado também na avaliação o desenho-estória com tema e o questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que os participantes percebem a reinserção escolar como um espaço que promove o bem-estar e a motivação, como também, um contexto que reforça o sentimento de angústia. A partir disso, compreende-se que há necessidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar que possibilite desenvolver estratégias que potencializem as habilidades do sujeito e a sua readaptação ao contexto escolar.

Palavras-chave : Neoplasias; Criança; Educação Infantil; Percepção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License