SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número101Infância, escola e literatura infantil: livro para criança não precisa ser educativoA psicopedagogia na educação infantil: o papel das brincadeiras na prevenção das dificuldades de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MOUSINHO, Renata; CAMARA, Andrea  e  GIKOVATE, Carla. Quem canta, seus males espanta: um ensaio sobre autismo, cegueira, canto, inclusão, superação e sucesso. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.101, pp. 196-205. ISSN 0103-8486.

Autismo é uma desordem neurobiológica caracterizada por dificuldades sociais, de comunicação e interesses restritos. Estima-se que cerca de 10% dos autistas apresentem talentos, dentre eles, o musical. Há hipóteses cognitivas que podem estar subjacentes ao aparecimento de tais talentos. O artigo foi baseado na trajetória de um jovem, autista e cego, na Faculdade de Música de uma grande universidade federal, expondo os desafios e soluções encontrados por ele e pela equipe educacional ao longo deste percurso. Para vencer as dificuldades foi necessária observação detalhada, criar e repensar as estratégias para o dia-a-dia, assim como um constante "acreditar" de todos que estavam envolvidos. Espera-se que tal experiência, discutida à luz das Neurociências, possa ser generalizada, servindo de modelo e inspiração para educadores de diversas áreas.

Palavras-chave : Transtorno Autístico; Cegueira; Música; Inclusão educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License