SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue102Characterization of bullying in students with stutteringIdentification of skills needed for learning reading and writing of children with cleft lip and cleft comparative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

GUADAGNINI, Maria de Fátima  and  SIMAO, Adriana Nobre de Paula. Investigação da atenção de adolescentes que apresentam mau desempenho escolar. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.102, pp. 251-261. ISSN 0103-8486.

O objetivo da presente pesquisa foi comparar o desempenho atencional de adolescentes em instrumentos neuropsicológicos que avaliam a atenção. Participaram 40 adolescentes de uma Escola Pública Estadual localizada na cidade de Campinas-SP, de ambos os gêneros, com idades de 14 a 16 anos, com e sem dificuldades escolares. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Teste de Inteligência Geral Não-Verbal (TIG-NV); Índices Fatoriais Velocidade de Processamento (VP) e Memória Operacional (MO) da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV); Teste de Cancelamento com Lápis e Papel A/B e Trail Making Test A/B. Os resultados dos grupos foram analisados estatisticamente e obtidas diferenças significativas indicando escores inferiores no grupo de adolescentes com mau desempenho escolar nos instrumentos utilizados, com exceção do Teste de Cancelamento - Letras em Fileiras e do Trail Making Test - Parte B, que não apontaram diferenças significativas em relação ao grupo controle. Os resultados sugerem que a função atencional apresenta prejuízos no grupo de alunos apontados com mau desempenho escolar, corroborando os estudos que afirmam que a atenção é base para o sucesso da aprendizagem.

Keywords : Testes neuropsicológicos; Atenção; Baixo rendimento escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License