SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número102Caracterização do bullying em estudantes que gaguejamIdentificação das competências necessárias para a aprendizagem de leitura e escrita de crianças com fissura labiopalatinas: estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

GUADAGNINI, Maria de Fátima  e  SIMAO, Adriana Nobre de Paula. Investigação da atenção de adolescentes que apresentam mau desempenho escolar. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.102, pp. 251-261. ISSN 0103-8486.

O objetivo da presente pesquisa foi comparar o desempenho atencional de adolescentes em instrumentos neuropsicológicos que avaliam a atenção. Participaram 40 adolescentes de uma Escola Pública Estadual localizada na cidade de Campinas-SP, de ambos os gêneros, com idades de 14 a 16 anos, com e sem dificuldades escolares. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Teste de Inteligência Geral Não-Verbal (TIG-NV); Índices Fatoriais Velocidade de Processamento (VP) e Memória Operacional (MO) da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV); Teste de Cancelamento com Lápis e Papel A/B e Trail Making Test A/B. Os resultados dos grupos foram analisados estatisticamente e obtidas diferenças significativas indicando escores inferiores no grupo de adolescentes com mau desempenho escolar nos instrumentos utilizados, com exceção do Teste de Cancelamento - Letras em Fileiras e do Trail Making Test - Parte B, que não apontaram diferenças significativas em relação ao grupo controle. Os resultados sugerem que a função atencional apresenta prejuízos no grupo de alunos apontados com mau desempenho escolar, corroborando os estudos que afirmam que a atenção é base para o sucesso da aprendizagem.

Palavras-chave : Testes neuropsicológicos; Atenção; Baixo rendimento escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License