SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue102The curriculum, action and illegitimate inclusion at the elementary school: questioning the reality of Alfenas/MG schoolsSchool bullying: a systematic review of the literature from 2009 to 2014 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

LOURETO, Gleidson Diego Lopes  and  MORENO, Soraya Ivon Ramirez. As relações fraternas no contexto do autismo: um estudo descritivo. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.102, pp. 307-318. ISSN 0103-8486.

Os estudos acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito das relações familiares têm enfatizado, em sua maioria, a figura materna. Nesse contexto, investigações sobre as relações fraternas são escassas. Nessa direção, o presente estudo de cunho qualitativo e descritivo teve por objetivo caracterizar as interações sociais entre sujeitos com desenvolvimento típico (DT) e seus irmãos com TEA. Participaram do estudo duas díades de irmãos. Os instrumentos utilizados foram: Formulário de Informações sobre a Família, Formulário de Informações sobre o irmão com TEA e entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que as interações se constituem por sentimentos ambíguos, altruísmo, maturidade, conflitos devido às características da síndrome, companheirismo, poucas responsabilidades frente ao irmão com TEA e apoio familiar. Em suma, a relação entre os irmãos foi facilitada por amizades em comum, orientações das mães junto aos filhos com DT, relativa autonomia do irmão com TEA e redes de apoio familiar e especializado. Os fatores que dificultam tais interações relacionam-se às características clássicas do autismo e falta de tempo por parte dos pais. Conclui-se que as particularidades de cada família determinam as interações sociais entre sujeitos com DT e irmãos com TEA.

Keywords : Transtorno autístico; Relações familiares; Relações entre irmãos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License