SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue102Fraternal relations in autistic context: a descriptive studyHow to assess writing?: Review of instruments from national surveys author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

COELHO, Maria Teresa Barros Falcão. Bullying escolar: revisão sistemática da literatura do período de 2009 a 2014. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.102, pp. 319-330. ISSN 0103-8486.

Este estudo teve como objetivo analisar as pesquisas recentes publicadas no Brasil sobre o bullying no contexto escolar. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura mediante uma busca eletrônica de artigos indexados nas bases SciELO e PEPSIC, publicados no período de 2009 a 2014. Considerando critérios de inclusão/exclusão, foram selecionadas 26 publicações para análise. Tais publicações foram lidas na íntegra e analisadas com relação à autoria, ao ano de publicação, participantes da pesquisa, instrumento utilizado para a coleta dos dados, principais resultados, foco de análise e discussão. Os resultados indicam predominância de estudos descritivos e correlacionais sobre a temática do bullying escolar publicados recentemente no Brasil. Pode-se destacar que, no período considerado de 2009 a 2014, foram poucas publicações que focalizaram a dinâmica interacional do bullying, embora se perceba um crescimento de artigos com relatos de programas de intervenção antibullying.

Keywords : Bullying; Instituições acadêmicas; Revisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License