SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue102How to assess writing?: Review of instruments from national surveysNonverbal learning disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

COTONHOTO, Larissy Alves  and  ROSSETTI, Claudia Broetto. Prática de jogos eletrônicos por crianças pequenas: o que dizem as pesquisas recentes?. Rev. psicopedag. [online]. 2016, vol.33, n.102, pp. 346-357. ISSN 0103-8486.

O estudo teve como objetivo realizar uma revisão da literatura brasileira publicada na última década sobre a prática de jogos eletrônicos na primeira infância. As publicações, selecionadas em bases de dados eletrônicas, somaram 20 referências entre artigos publicados em periódicos brasileiros de Educação e Psicologia com Qualis (n=18) e duas dissertações. A análise dos dados focalizou a natureza dos trabalhos, a faixa etária da população-alvo, o modelo teórico-metodológico, os objetivos das investigações e os resultados apontados. Os resultados demonstraram uma produção escassa para a interface jogos eletrônicos e educação infantil. Dentre as publicações encontradas, predomina a área de Educação. A Psicologia do Desenvolvimento tem muito a contribuir com os conhecimentos acerca das implicações dos jogos eletrônicos e videogames no desenvolvimento infantil.

Keywords : Jogos de vídeo; Criança; Educação infantil; Psicologia do desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License