SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue103Validation of evaluation battery skills for initial reading and writing - study of children with and without cleftPerceptual-motor performance, psychomotor and intellectual of students with learning disability complaints author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

PERES, Sara  and  MOUSINHO, Renata. Avaliação de adultos com dificuldades de leitura. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.103, pp. 20-32. ISSN 0103-8486.

Considerando a necessidade de instrumentos para a avaliação de adultos com dificuldades de leitura, o objetivo do presente estudo é comparar o desempenho de indivíduos com e sem queixas de dificuldades de leitura, por meio de instrumentos que avaliam as habilidades fonológicas, de leitura e de escrita. Por esta análise, verificar quais destes instrumentos se mostraram mais sensíveis na comparação entre o grupo com e sem dificuldade de leitura. Participaram da pesquisa 10 indivíduos sem dificuldades de leitura e 20 indivíduos com dificuldades, com idades entre 17 e 48 anos. Foram avaliadas as habilidades de leitura, de escrita e as habilidades fonológicas. Os resultados mostraram desempenhos significativamente piores pelo grupo com dificuldades na nomeação automatizada rápida de objetos e letras, memória de trabalho, consciência fonológica, ortografia, velocidade de leitura e compreensão no teste cloze. Assim como visto na literatura, os testes que melhor diferenciam indivíduos com e sem dificuldades de leitura são os que avaliam as habilidades de leitura, de escrita, consciência fonológica, nomeação automatizada rápida e memória de trabalho.

Keywords : Dislexia; Leitura; Aprendizagem; Compreensão; Adulto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License