SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue103Evaluation of adults with reading difficultiesCognitive profile of the small children with and without development delay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SILVA, Samara Lilian Zulian Ruas da; OLIVEIRA, Maria Carolina Camargo de  and  CIASCA, Sylvia Maria. Desempenho percepto-motor, psicomotor e intelectual de escolares com queixa de dificuldade de aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.103, pp. 33-44. ISSN 0103-8486.

OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo comparar o desempenho percepto-motor, psicomotor e a capacidade intelectual de escolares com e sem queixa de dificuldade de aprendizagem indicados por seus professores, e associar esse desempenho ao processo de aprendizagem da escrita. MÉTODO: Participaram do estudo 26 escolares com idade entre 7 e 9 anos, frequentando o Ensino Fundamental, com e sem queixa de dificuldade de aprendizagem por parte dos professores, respectivamente, o grupo experimental (GE), com 14 escolares, e o grupo controle (GC), com 12. Os instrumentos utilizados foram: Teste Gestáltico Visomotor de Bender, Escala de Desenvolvimento Motor, Desenho da Figura Humana, e Avaliação de Dificuldades de Aprendizagem na Escrita - ADAPE. RESULTADOS: As crianças com queixa de dificuldades de aprendizagem apresentaram pior desempenho em comparação ao grupo controle, em todas as áreas avaliadas. O GE teve resultado inferior ao esperado para sua idade na avaliação psicomotora e percepto-motora, indicando risco para aquisição da aprendizagem da escrita, o que foi confirmado com o resultado do teste ADAPE, que os classificou como tendo dificuldades na escrita de grau leve a moderado. A avaliação intelectual revelou melhor desenvolvimento cognitivo no GC. CONCLUSÃO: Os resultados encontrados sugerem que o desempenho psicomotor, percepto-motor e intelectual estão estritamente ligados e que alterações em quaisquer dessas habilidades compõem fator de risco para a aquisição da escrita. Sugere-se a continuidade e ampliação dos estudos nesta área, com enfoque na estimulação percepto e psicomotora, como ferramenta que auxilie o desenvolvimento global e a aprendizagem escolar.

Keywords : Criança; Transtornos de aprendizagem; Transtornos Psicomotores; Desempenho Psicomotor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License