SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número103Desempenho percepto-motor, psicomotor e intelectual de escolares com queixa de dificuldade de aprendizagemPercepção de professores do ensino médio acerca da motivação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MACHADO, Andréa Carla  e  ALMEIDA, Maria Amelia. Perfil cognitivo de crianças pequenas com e sem atraso de desenvolvimento. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.103, pp. 45-52. ISSN 0103-8486.

O atraso no desenvolvimento pode acarretar para as crianças pequenas sérios problemas ao longo da vida. Assim, a estimulação e intervenção precoce ressaltam a importância do trabalho das funções cognitivas necessárias para o desenvolvimento e a aprendizagem. Essa pesquisa pretendeu descrever o perfil cognitivo de crianças pequenas com e sem atraso de desenvolvimento participantes de um programa de intervenção precoce. Participaram 48 crianças de 3 a 5 anos de idade (M=0,248) e (DP=4,39) de ambos os sexos (46,26% masculino e 53,74% masculino), pertencentes a duas escolas municipais de educação infantil de uma cidade do interior paulista. Foram aplicados o Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R) e o Teste de Trilha para pré-escolares (TT-P) versão infantil. Os resultados revelaram que as crianças apresentaram perfil semelhantes entre os grupos divididos por idade e nível de desenvolvimento. Assim, os dados indicaram que é importante uma programação em relação às variáveis citadas para a construção de programas de intervenção precoce, pois torna-se necessário saber o que é esperado para cada faixa etária levando em consideração tarefas da área cognitiva aqui estudada e, assim, consequentemente, atuar na prevenção e promoção da saúde, educação e do desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : Desenvolvimento; Cognitivo; Criança; Atraso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License