SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue103Cognitive profile of the small children with and without development delayPhonics instruction as intervention in the process of reading and writing in students with intellectual disability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

PATTI, Ygor Alexsander et al. Percepção de professores do ensino médio acerca da motivação docente. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.103, pp. 53-64. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo identificar a percepção de professores do ensino médio acerca da motivação docente. MÉTODO: A amostra contou com 27 professores do Ensino Médio de ambos os sexos, sendo 15 participantes (55,6%) do sexo feminino e 12 participantes do sexo masculino (44,4%). A idade variou entre 24 a 68 anos, com média de idade de 46 anos (DP=11,80). A amostra foi coletada em duas escolas públicas estaduais da região metropolitana de São Paulo, sendo 13 participantes da escola 1 (grupo que corresponde a codificação de 1 a 13) e 14 participantes da escola 2 (correspondente a codificação de 14 a 27. RESULTADOS: Os resultados demonstraram relações diretas com as expectativas e habilidades percebidas para a docência desde a infância, que os relatos dos docentes estão relacionados à falta de políticas públicas, que os docentes se queixam do desrespeito/descomprometimento dos alunos, especialmente havendo predominância da violência; este último aspecto é relacionado a geradores de frustrados docentes. Nisto é possível inferir que o aluno é percebido como foco da motivação docente. CONCLUSÃO: A motivação docente resulta em práticas educativas efetivas, as qual tendem a ocasionar motivação nos alunos, ocasionando melhor desempenho escolar, e especialmente desenvolvimento de habilidades diversas como acadêmicas e sociais.

Keywords : Motivação; Contexto Educacional; Psicopedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License