SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número103Instrução fônica como intervenção no processo da leitura e escrita em estudantes com deficiência intelectualOs impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

TABILE, Ariete Fröhlich  e  JACOMETO, Marisa Claudia Durante. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.103, pp. 75-86. ISSN 0103-8486.

Entende-se a aprendizagem como um processo dinâmico e interativo da criança com o mundo que a cerca, garantindo-lhe a apropriação de conhecimentos e estratégias adaptativas a partir de suas iniciativas e interesses e dos estímulos que recebe de seu meio social. O objetivo geral foi reconhecer se tais fatores são essenciais na aprendizagem. Especificamente: a) identificar se a motivação é um dos fatores que interferem nesse processo; b) descobrir como os professores lidam com possíveis dificuldades de aprendizagem que possam surgir. Realizou-se um estudo de caso com 120 professores do ensino fundamental I, sendo 60 da rede privada e 60 da rede pública. Os resultados indicam que os professores tendem a caracterizar a responsabilidade da dificuldade de aprendizagem na família e a própria criança, e não só acreditam na influência positiva das dinâmicas para motivação e aprendizagem do aluno como também consideram a lição de casa como excelente estímulo para aprendizagem.

Palavras-chave : Infância; Aprendizagem; Alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License