SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue103Factors influencing the learning process: a case studyThe knowledge of teachers in early childhood education on autism spectrum disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SILVA, Thayse de Oliveira  and  SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.103, pp. 87-97. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: De acordo com dados do Comitê Gestor da Internet, no Brasil (2014), cerca de 81% dos adolescentes usam internet todos os dias, o que evidencia a abrangência do uso das tecnologias digitais e mostra a importância da investigação científica sobre temas correlatos OBJETIVO: Este trabalho visou discutir, mediante o olhar psicopedagógico, as consequências do uso indiscriminado de tecnologias digitais pelos adolescentes. Para tanto, formulou-se a seguinte questão norteadora: De que forma o uso das tecnologias digitais afeta os adolescentes em âmbito social, afetivo e educacional? Assim, verificou-se um conjunto expressivo de pesquisas sobre o tema MÉTODO: Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter exploratório, cujas informações foram coletadas e sistematizadas em seções que tratam das implicações afetivas, principalmente na relação com a família, sociais, abordando questões que afetam as relações sociais reais e virtuais; e cognitivas, destacando as funções cerebrais modificadas e os efeitos para a aprendizagem. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Como principais resultados, destacam-se: os conflitos familiares, decorrentes do distanciamento e da falta de diálogo; a predominância de relações superficiais e de falsa intimidade e a ilusão de que tudo é possível; e dificuldades de aprendizagem decorrentes da dependência da internet, de transtornos de ansiedade e de déficit de atenção.

Keywords : Adolescente; Cognição; Família; Psicopedagogia; Tecnologia da informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License