SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número104Colaboração pedagógica na ação inclusiva nas escolas regularesReflexões da mediação escolar para uma criança com mutismo seletivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

DALTRO, Mônica Ramos  e  PONDE, Milena Pereira. Internato em psicologia: aprender-a-refletir-fazendo em contextos de prática do SUS. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.104, pp. 169-179. ISSN 0103-8486.

O Brasil tem 49.412 psicólogos atuando no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso desafia o ensino a deslocar-se de suas tradicionais estruturas, que privilegiam a clínica, para formar promotores de saúde. Parte de uma tese que compreende a psicologia como profissão de saúde, este estudo descreve o Internato, uma prática pedagógica assistida, na qual o professor responde como mediador numa perspectiva psicopedagógica. Esse estudo apresenta a percepção dos estudantes sobre a experiência de aprendizagem no Internato. Estudo descritivo, qualitativo, que analisou o conteúdo de 51 questionários de estudantes do 8º ao 10º semestre, pelo Método de Interpretação de Sentido. Os resultados são indicativos de 100% de satisfação frente à experiência e desenvolvimento de competências como atitude interdisciplinar, capacidade de atuar em equipe, comunicação, autonomia e maturidade, reveladoras de uma aprendizagem que integra atitude, conceito e técnica, respondendo às demandas das Diretrizes Curriculares e do SUS.

Palavras-chave : Internato e Residência; Ocupações em Saúde; Sistema Único de Saúde; Percepção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License