SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número104Internato em psicologia: aprender-a-refletir-fazendo em contextos de prática do SUSAvaliação de preditores de risco para deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

PIRES, Thereza Sophia Jácome et al. Reflexões da mediação escolar para uma criança com mutismo seletivo. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.104, pp. 180-188. ISSN 0103-8486.

O presente trabalho apresenta as questões relacionadas aos processos de interação social no ambiente escolar de uma criança com mutismo seletivo, descrevendo as etapas de desenvolvimento atingidas frente ao processo de interação. Para tal, descrevemos as características pertinentes ao Mutismo Seletivo (MS), que é definido como uma inabilidade na comunicação oral em função de ansiedade social, ainda que possua capacidade de expressão. A pesquisa aborda o relato de uma professora que acolheu em sua turma uma aluna diagnosticada com MS pelo período de 3 anos. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário semiestruturado e analisados com base em pesquisas realizadas sobre o MS e o processo de interação social. A mediação do professor permite que o aluno desenvolva suas habilidades comunicativas quando são utilizadas abordagens que dão ênfase à compreensão do sujeito, respeitando os seus limites e identificado estratégias para estimular as competências linguísticas, cognitivas e sociais.

Palavras-chave : Mutismo Seletivo; Educação Especial; Habilidades Sociais; Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License