SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número104Reflexões da mediação escolar para uma criança com mutismo seletivoAvaliação psicopedagógica - A leitura e a compreensão de textos como instrumentos de aprender índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

VIEIRA, Erlaine Chaves Machado  e  GIFFONI, Silvyo David Araújo. Avaliação de preditores de risco para deficiência intelectual. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.104, pp. 189-195. ISSN 0103-8486.

Avaliar preditores de risco pré, peri e pós-natais para a Deficiência Intelectual (DI). Foi realizada uma pesquisa documental retrospectiva de 2014 a 2015 dos preditores de risco pré, peri e pós-natais em 70 prontuários de pacientes de 8 a 19 anos diagnosticados com DI em duas escolas de educação especial no Estado de São Paulo. Os resultados foram significativos para os preditores de risco pré (antecedentes familiais e genéticos, idade materna avançada e uso de drogas e álcool) e pós-natais (lesão cerebral traumática, baixo peso ao nascer e crises neonatais). Já os fatores perinatais (prematuridade, lesão e distúrbios neonatais) foram expressivos inversamente proporcionais ao diagnóstico de DI. Preditores de risco pré e pós-natais apresentaram grande impacto no diagnóstico de DI na presente amostra.

Palavras-chave : Deficiência Intelectual; Fatores de Risco; Pré-Natal; Assistência Perinatal; Cuidado Pós-natal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License