SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue104Assessment of risk predictors for intellectual disabilitiesPotentialities of a collaborative model for the appropriation of ICT in a context of social vulnerability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

BARBOSA, Laura Monte Serrat. Avaliação psicopedagógica - A leitura e a compreensão de textos como instrumentos de aprender. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.104, pp. 196-215. ISSN 0103-8486.

Este texto tem como objetivo mostrar que é possível modificar o foco da avaliação de um aprendiz que, por algum motivo, não corresponde aos critérios de avaliação da sociedade. Ao avaliar a aprendizagem, em vez de levantar dificuldades, é possível compreender o funcionamento de quem aprende para que possa tomar consciência de sua forma de aprender e desenvolver estratégias para superar dificuldades. Apresenta-se um dos trabalhos desenvolvidos em quase duas décadas, na Síntese - Centro de Estudos da Aprendizagem, a respeito da avaliação da leitura, utilizando um instrumento que foi construído por sua equipe de psicopedagogas, a partir do trabalho iniciado na década de 1990 por Geraldine Franco de Oliveira Miraglia. O instrumento criado e aperfeiçoado nesse período denomina-se Quebra-Cabeça de Texto e tem como uma de suas principais finalidades a reconstrução de um texto, observando-se indicadores linguísticos e, sobretudo, uma conversa com o aprendiz para entender como chegou àquele resultado, suas facilidades e dificuldades e o que compreendeu do texto. Trata-se de colocar o aprendiz em situação de leitura e observá-lo no desempenho da tarefa. O texto propõe a observação de critérios para análise do processo de leitura e a forma de organizar o material, para que essa forma de avaliar não artificialize o processo de leitura do aprendiz.

Keywords : Avaliação; Leitura; Aprendizado; Compreensão; Comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License