SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue105Young people gaming in the psycho-pedagogical spaceDesign the Class. Contributions from Neurosciences and Educational Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MORETTI, Felipe Azevedo  and  HUBNER, Maria Martha Costa. O estresse e a máquina de moer alunos do ensino superior: vamos repensar nossa política educacional?. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.105, pp. 258-267. ISSN 0103-8486.

O objetivo da presente pesquisa foi investigar a forma em que a rotina acadêmica interfere nos níveis de estresse de alunos de graduação, explorando as situações geradoras e/ou mantenedoras das situações vivenciadas. O recorte da pesquisa focou em uma amostra heterogênea de 102 acadêmicos de graduação em uma primeira fase e depois 82 alunos de diversos cursos de uma universidade particular de São Paulo. Foram aplicados questionários abertos e o Inventário de Sintomas de Stress (ISS) para adultos. O estudo revela que a maioria dos alunos considera que a rotina universitária tem grande influência negativa nos níveis de estresse e as maiores críticas são com relação à sobrecarga de atividades. Os dados coletados apontam para a necessidade de uma significativa reformulação da educação superior, com destaque para alterações na política curricular. Sugere-se também que as universidades fomentem programas de apoio psicossocial e projetos capazes de minimizar o estresse vivenciado pelos alunos.

Keywords : Angústia; Estudantes; Ensino Superior; Comportamento; Ansiedade; Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License