SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue105The impact of institutional sheltering in the life of teenagersPsychopedagogy, Psychopedagogue and the construction of its identity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MORENO, Flávia Cristina Costa; SONEGO, Roberto Carlos; COSTA, Beethoven Hortencio Rodrigues da  and  FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Professores de creche e suas representações sociais sobre crianças de 0 a 3 anos. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.105, pp. 297-309. ISSN 0103-8486.

Esta pesquisa tem como objetivo identificar e interpretar as representações sociais de professores de creche sobre a criança de 0 a 3 anos. As Representações Sociais permitem antecipar determinadas ações do sujeito a partir de como ele se posiciona a respeito de algo, pois sua forma estruturada de estudar as concepções de mundo, símbolos, imagens, opiniões e crenças delineiam um modelo social, com uma imagem hierarquizada de seus elementos, que evidencia de forma preditiva a tendência do comportamento do sujeito, ou seja, sua orientação para ação. Tratou-se de uma pesquisa mista e empírica, em que participaram 73 professores de creche pertencentes a uma rede de ensino municipal da Grande São Paulo. Como instrumento foram utilizados um questionário e a técnica de associação livre de palavras. A análise quantitativa dos dados foi realizada por meio do software IRAMUTEQ e teve como base a organização das classes - Dendograma, correlação de palavras - Similitude, Nuvem de Palavras e a Análise Prototípica de palavras. Posteriormente, os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo (AC). Os resultados foram sistematizados em três categorias temáticas, a saber: Aspectos relacionados aos Limites e Regras; ao Contato Familiar e à Cognição. Para os professores participantes, as crianças contemporâneas demonstram ser mais inteligentes, ativas e conectadas à tecnologia, contudo, lhes faltam a delimitação de limites e regras e tempo de convívio familiar.

Keywords : Geração Alpha; Criança; Desenvolvimento Infantil; Neurociência; Representações Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License