SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número105O impacto do acolhimento institucional na vida de adolescentesPsicopedagogia, psicopedagogo e a construção de sua identidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

MORENO, Flávia Cristina Costa; SONEGO, Roberto Carlos; COSTA, Beethoven Hortencio Rodrigues da  y  FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Professores de creche e suas representações sociais sobre crianças de 0 a 3 anos. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.105, pp. 297-309. ISSN 0103-8486.

Esta pesquisa tem como objetivo identificar e interpretar as representações sociais de professores de creche sobre a criança de 0 a 3 anos. As Representações Sociais permitem antecipar determinadas ações do sujeito a partir de como ele se posiciona a respeito de algo, pois sua forma estruturada de estudar as concepções de mundo, símbolos, imagens, opiniões e crenças delineiam um modelo social, com uma imagem hierarquizada de seus elementos, que evidencia de forma preditiva a tendência do comportamento do sujeito, ou seja, sua orientação para ação. Tratou-se de uma pesquisa mista e empírica, em que participaram 73 professores de creche pertencentes a uma rede de ensino municipal da Grande São Paulo. Como instrumento foram utilizados um questionário e a técnica de associação livre de palavras. A análise quantitativa dos dados foi realizada por meio do software IRAMUTEQ e teve como base a organização das classes - Dendograma, correlação de palavras - Similitude, Nuvem de Palavras e a Análise Prototípica de palavras. Posteriormente, os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo (AC). Os resultados foram sistematizados em três categorias temáticas, a saber: Aspectos relacionados aos Limites e Regras; ao Contato Familiar e à Cognição. Para os professores participantes, as crianças contemporâneas demonstram ser mais inteligentes, ativas e conectadas à tecnologia, contudo, lhes faltam a delimitação de limites e regras e tempo de convívio familiar.

Palabras clave : Geração Alpha; Criança; Desenvolvimento Infantil; Neurociência; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License