SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue105The formation of educators in neuroscience and their contribution in learning processMultisensory and phonic intervention in reading and writing difficulties: A Case Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

PEREIRA, Julia Scalco. Processos educativos na adolescência: possibilidades interventivas na clínica psicopedagógica por meio das tecnologias digitais. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.105, pp. 332-341. ISSN 0103-8486.

O presente artigo busca refletir sobre as contribuições dos meios digitais em educação, a partir de relato de caso clínico, delineando as concepções acerca da intervenção em Psicopedagogia Clínica com pacientes adolescentes através das novas tecnologias. São apresentadas, inicialmente, caraterísticas gerais da adolescência, deixando claros os processos de modificação enfrentados pelos sujeitos no decorrer desta fase da vida, do ponto de vista das mudanças psicossociais e educativas. Em seguida, são apontadas algumas ideias a respeito da informática educativa e sua importância no processo de aquisição dos conhecimentos no cotidiano escolar e psicopedagógico. Por fim, são tecidas algumas relações entre a intervenção psicopedagógica na adolescência e o uso das tecnologias digitais, de modo a ilustrar algumas possibilidades do uso dessas ferramentas atuais no processo de intervenção e motivação para a construção de aprendizagens com adolescentes.

Keywords : Adolescência; Aprendizagem; Cognição; Tecnologia da Informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License