SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número106Perfil psicomotor de escolares com deficiência intelectual: por que avaliar?Habilidade cognitiva motora fina adaptativa de crianças com fissura labiopalatina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SOUZA, Lélia Castro de. Dificuldades de aprendizagem e inibição psíquica. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.106, pp. 27-34. ISSN 0103-8486.

O artigo propõe uma abordagem sobre as dificuldades de aprendizagem sob um ângulo clínico, psicodinâmico e psicanalítico, pondo em evidência certos movimentos de ordem intrapsíquica, entre os quais o processo de inibição psíquica. Tais movimentos podem afetar de maneira significativa o desenvolvimento da criança e do adolescente no meio escolar, trazendo transtornos quanto à aquisição dos conhecimentos oferecidos pela escola e, por vezes, alterando a capacidade do sujeito de manter um relacionamento de boa qualidade com os colegas de classe e os professores. Uma situação clínica é apresentada a fim de ilustrar a proposta da autora, cuja situação é baseada no trabalho terapêutico de um menino de 6 anos, Joaquim.

Palavras-chave : Aprendizagem; Inibição Psíquica; Impulso Epistemofílico; Funcionamento Intrapsíquico; Simbolização; Teste de Rorschach.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License