SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue106Learning difficulties and psychic inhibitionAnalysis of the writing of schoolers with and without written difficulties at 6th grade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

BENATI, Évelyn Raquel  and  TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi. Habilidade cognitiva motora fina adaptativa de crianças com fissura labiopalatina. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.106, pp. 35-41. ISSN 0103-8486.

A fissura labiopalatina é uma malformação craniofacial que decorre de condições multifatoriais, sendo estas genéticas e ambientais. Estudos internacionais e nacionais têm evidenciado alterações cognitivas, especificamente déficits na capacidade de percepção visomotora, indicando dificuldades no aproveitamento e adaptação acadêmica. O objetivo deste estudo foi identificar o nível do desenvolvimento motor fino-adaptativo de crianças com fissura labiopalatina. A amostra contou com 88 participantes, ambos os sexos, idade entre 5 anos e 6 anos e 11 meses, compondo dois grupos com 44 crianças, sendo GI com fissura labiopalatina e GII sem a condição de fissura. Na avaliação do domínio motor fino-adaptativo foi empregado o teste de DENVER II. Os resultados demonstraram 29,55% dos participantes do GI classificados com "atraso" e, 15,91% categorizados na condição de "atenção" para prejuízo no desenvolvimento adaptativo motor fino, correspondendo a 25% mais defasados quando comparados ao GII (79,55% na média). Foi possível reconhecer o predomínio de níveis de imaturidade cognitiva e neuropsicomotora no grupo com fissura labiopalatina, habilidades fundamentais para domínio de competências acadêmicas, dentre elas, a escrita, aritmética e leitura.

Keywords : Fenda Palatina; Desenvolvimento Visomotor; Cognição; Percepção Visual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License