SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número106Habilidade cognitiva motora fina adaptativa de crianças com fissura labiopalatinaAbordagem psicopedagógica do aprender na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

ALMEIDA, Larissa Haniel Rodrigues de  e  MOUSINHO, Renata. Análise da escrita de escolares com e sem dificuldades no início da segunda etapa do ensino fundamental. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.106, pp. 42-50. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Caracterizar as falhas na escrita de crianças do 6o ano, comparando grupos com e sem dificuldades. MÉTODOS: Participaram 30 crianças divididas em dois grupos: sem dificuldades de escrita (G1) e com dificuldades de escrita (G2). Foi proposta a elaboração de uma narrativa escrita e, então, foram analisados os critérios adotados em cada nível. No nível da palavra, o percentual de erros nos diversos tipos (regular, regra fonológica, regra morfossintática, irregular) em relação ao total de palavras do texto; no nível da frase, as falhas na pontuação (0 a 5), uso de letras maiúsculas (0 a 2), uso de elementos coesivos (0 a 3); no nível do texto, o número total de palavras e o nível da narrativa (1 a 5) RESULTADOS: Os parâmetros que mais diferenciaram os grupos participantes da pesquisa foram o número de erros em palavras regulares, com regras morfossintáticas, o uso de maiúsculas e elementos de coesão, assim como a quantidade de palavras e o grau de complexidade da narrativa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Verificou-se que o G1 obteve melhor desempenho na maioria dos critérios abordados e que o G2 apresentou desempenho significativamente pior, o que parece indicar que as caraterísticas da alteração na linguagem escrita podem trazer prejuízos significativos principalmente no âmbito escolar.

Palavras-chave : Linguagem; Escrita; Transtorno da Expressão Escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License