SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue106Analysis of the writing of schoolers with and without written difficulties at 6th gradeThe consequences of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) in adulthood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

PAVAO, Sílvia Maria de Oliveira  and  SOUZA, Carmen Rosane Segatto e. Abordagem psicopedagógica do aprender na educação superior. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.106, pp. 51-60. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: O objetivo desse estudo consiste em evidenciar a construção do vínculo autorizante da aprendizagem nas relações de professor e estudante na Educação Superior. MÉTODO: O estudo foi desenvolvido por meio do método de revisão integrativa centrada em dois eixos: Psicopedagogia e Educação Especial. RESULTADOS: Constatou-se que são diversas as variantes que envolvem as práticas desenvolvidas pelas áreas de conhecimento em evidência. Entretanto, foram identificados pontos de coalizão entre elas: o aprender dos sujeitos e a concepção interdisciplinar. Essa compreensão consiste em uma certa autorização, inequivocamente, uma vez que o sujeito aprende com quem ele autoriza ensinar. CONCLUSÃO: A complexidade do ato de aprender implica no entendimento dos processos individuais e particulares em associação com as afetações sociais.

Keywords : Educação Superior; Aprendizagem; Psicopedagogia; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License