SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número106Análise da escrita de escolares com e sem dificuldades no início da segunda etapa do ensino fundamentalConsequências do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

PAVAO, Sílvia Maria de Oliveira  e  SOUZA, Carmen Rosane Segatto e. Abordagem psicopedagógica do aprender na educação superior. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.106, pp. 51-60. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: O objetivo desse estudo consiste em evidenciar a construção do vínculo autorizante da aprendizagem nas relações de professor e estudante na Educação Superior. MÉTODO: O estudo foi desenvolvido por meio do método de revisão integrativa centrada em dois eixos: Psicopedagogia e Educação Especial. RESULTADOS: Constatou-se que são diversas as variantes que envolvem as práticas desenvolvidas pelas áreas de conhecimento em evidência. Entretanto, foram identificados pontos de coalizão entre elas: o aprender dos sujeitos e a concepção interdisciplinar. Essa compreensão consiste em uma certa autorização, inequivocamente, uma vez que o sujeito aprende com quem ele autoriza ensinar. CONCLUSÃO: A complexidade do ato de aprender implica no entendimento dos processos individuais e particulares em associação com as afetações sociais.

Palavras-chave : Educação Superior; Aprendizagem; Psicopedagogia; Educação Especial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License