SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número106Aspectos neurocientíficos da aprendizagem matemática: explorando as estruturas cognitivas inatas do cérebroEducação inclusiva no ensino superior: desafios e experiências de um núcleo de apoio discente e docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

BRITO, Gabriel Rodriguez; SEABRA, Alessandra Gotuzo  e  MACEDO, Elizeu Coutinho de. Implementação do modelo de resposta à intervenção em uma classe de 5o ano do ensino fundamental da rede pública de ensino: relato de experiência. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.106, pp. 82-93. ISSN 0103-8486.

O presente estudo teve como objetivo a aplicação do modelo de Resposta à Intervenção (RTI) em uma turma do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Participaram 22 crianças, com idades entre 10 e 11 anos. Foi realizada a adaptação da Camada 1 do modelo RTI, que visa a uma intervenção de caráter instrucional, preventivo, ofertada pelo professor a todos os alunos, por meio de estratégias com base em evidências científicas. Os participantes foram avaliados em três momentos: início, meio e final do ano escolar. Testes normatizados de leitura, escrita, aritmética, atenção e motivação foram aplicados a fim de avaliar o progresso das crianças. Além dos testes padronizados, avaliações qualitativas e contínuas foram feitas atendendo o critério de monitoramento prescrito no modelo de RTI. De forma geral, a análise dos resultados demonstrou que o desempenho dos alunos em leitura, escrita, atenção e aritmética obteve melhoras estatisticamente significativas, sendo possível também identificar os alunos com desempenho abaixo da média em relação a seus pares. Tal relato corrobora a eficácia da aplicação do modelo RTI também ao final do ciclo do Ensino Fundamental I.

Palavras-chave : Dificuldades de Aprendizagem; Prevenção; Remediação; Resposta à Intervenção; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License