SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue106Implementation of Response to Intervention Model in a class of 5th grade of a public elementary school: experience reportCognitive Profile of a Child with Prior Diagnosis of Developmental Dyslexia Associated with Central Auditory Processing Disorder: Case Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

TOMELIN, Karina Nones; DIAS, Ana Paula L.; SANCHEZ, Cintia Nazaré Madeira  and  PERES, Juliana. Educação inclusiva no ensino superior: desafios e experiências de um núcleo de apoio discente e docente. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.106, pp. 94-103. ISSN 0103-8486.

No Ensino Superior, a prática inclusiva é recente, e este panorama novo exige das instituições o desenvolvimento de políticas de apoio e acompanhamento com ações que vão além da disponibilidade de vaga. Somado a isto, os requisitos legais de avaliação e reconhecimento de cursos também exigem as evidências de práticas inclusivas no ambiente universitário. O objetivo deste trabalho é descrever a atuação de um núcleo de apoio ao discente e docente (NADD) de dois Centros Universitários do município de São Paulo. O Núcleo foi criado em 2015 e, deste então, desenvolve ações de inclusão no contexto universitário a partir de um programa intitulado "Atenção Especial". O foco de atuação do programa é o acolhimento e apoio aos estudantes com deficiência, dificuldades de aprendizagem e outros transtornos por meio da sua identificação, estratégias de intervenção, encaminhamento e orientação. Atualmente, o programa acompanha 193 estudantes orientados por um protocolo de atendimento, que contempla diversas ações para favorecer a inclusão destes estudantes a partir da sua entrevista inicial: monitorias de reforço entre pares, nivelamento, cursos de apoio ao estudante, encaminhamento para clínicas de saúde, parceria com profissionais de saúde, acessibilidade física, tecnologia assistiva, orientação aos professores, atividades de sensibilização com estudantes e palestras a toda comunidade acadêmica. Os resultados do programa têm promovido, além da conscientização ampla de toda comunidade acadêmica, o favorecimento da inclusão e da permanência destes estudantes em um ambiente receptivo, inclusivo e legítimo.

Keywords : Educação Inclusiva; Apoio Psicopedagógico; Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License