SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue106Inclusive approach on higher education: challenges and experiences of a nucleus for faculty and student supportPsychopedagogy in a Multidisciplinary Dialogue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

FLOR, Cristiane Marx. Perfil cognitivo de uma criança com diagnóstico prévio de dislexia do desenvolvimento associada a distúrbio do processamento auditivo central: estudo de caso. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.106, pp. 104-115. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Este estudo fez uma análise comparativa do perfil cognitivo de uma criança com diagnóstico prévio de Dislexia do Desenvolvimento (DD) associada a Distúrbio do Processamento Auditivo Central, com perfis de DD descritos na literatura. MÉTODOS: Os domínios cognitivos da linguagem, memória, habilidades acadêmicas, percepção viso-motora, atenção, velocidade de processamento e funções executivas foram investigados por meio de uma bateria de testes neuropsicológicos. Paralelamente à testagem, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os perfis de DD descritos na literatura. RESULTADOS: Os resultados mostraram rebaixamento do Índice de Organização Perceptual em relação aos demais no WISC-IV. Os domínios da linguagem, habilidades acadêmicas e habilidades viso-espaciais mostraram-se deficitários quando comparados a crianças da mesma faixa etária e ao desempenho do próprio sujeito nos domínios da memória, atenção e funções executivas menos complexas. CONCLUSÃO: Em concordância com perfis de DD investigados na literatura, o perfil cognitivo do paciente confirmou: 1. Déficits no processamento fonológico. 2. Desempenho acadêmico com níveis rebaixados. 3. Disfunções executivas de planejamento, automonitoramento e raciocínio abstrato. 4. Dificuldades na formação, articulação e compreensão de conceitos verbais. 5. Erros ortográficos característicos e problemas específicos na leitura. 6. Dificuldades na memória de trabalho fonológica e memória semântica. 7. Memória episódica preservada. Divergindo de outros perfis descritos na literatura, este estudo mostrou: 1. Índice de Memória Operacional no WISC-IV dentro da faixa média. 2. Índice de Organização Perceptual rebaixado, na faixa limítrofe. 3. Comprometimento das habilidades viso-construtivas.

Keywords : Dislexia; Distúrbio do Processamento Auditivo; Perfil Cognitivo; Estudo de Caso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License