SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número106Perfil cognitivo de uma criança com diagnóstico prévio de dislexia do desenvolvimento associada a distúrbio do processamento auditivo central: estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CASTANHO, Marisa Irene Siqueira. A psicopedagogia em um diálogo multidisciplinar. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.106, pp. 116-124. ISSN 0103-8486.

O objetivo principal é situar a Psicopedagogia como área de conhecimento inter e multidisciplinar e o objetivo secundário é destacar o brincar como atividade fundamental na integração dos aspectos cognitivos, afetivos, relacionais e contextuais afinada com a aprendizagem humana. Considera-se a aprendizagem como adaptação ao meio circundante, não só do ponto de vista da natureza biológica do homem, mas principalmente como decorrência de sua capacidade de organização simbólica da realidade. O conhecimento hoje pauta-se na abordagem dos fenômenos considerados como fugidios e cambiantes, rompendo com a ilusão de que a racionalidade possa trazer soluções para os problemas do homem e a aprendizagem por seu caráter complexo e multideterminado deve ser pensada por modelos científicos pautados por um pensar relacional que delineia como forma de conhecimento a aceitação do movimento como possível maneira de convivência na atual realidade fluida e mutável. Ressaltam-se as características da Psicopedagogia como próprias do pensamento pós-moderno na abordagem da aprendizagem e o brincar como atividade primordial na sobrevivência simbólica do homem.

Palavras-chave : Psicologia Educacional; Conhecimento; Aprendizagem; Estudos Interdisciplinares; Jogos e Brinquedos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License