SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue107Dysorthographia of schoolchildren in the 4th year of elementary school in the interior of the State of Goiás author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

DOS REIS, Talita Gallas; DIAS, Roberta Freitas  and  BOSCOLO, Cibele Cristina. Conhecimento de professores sobre processamento auditivo central pré e pós-oficina fonoaudiológica. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.107, pp. 129-141. ISSN 0103-8486.

O transtorno do processamento auditivo central em escolares pode gerar inúmeros prejuízos em habilidades necessárias à aprendizagem escolar. É de grande importância que o professor seja esclarecido acerca das características das alterações nessas áreas e suas consequências no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi verificar o conhecimento de professores sobre a relação entre processamento auditivo central e aprendizagem escolar, pré e pós-oficina de orientações fonoaudiológicas. Participaram da pesquisa 20 professores de 1º a 5º ano do ensino fundamental de 2 escolas, uma da rede pública e outra da rede privada do município de Caxias do Sul, que responderam a um questionário sobre a relação entre o processamento auditivo central e a aprendizagem escolar. Após, foi realizada uma oficina de orientações fonoaudiológicas com os participantes, e, em seguida, reaplicado o questionário para avalição da eficácia da intervenção. Os resultados indicaram melhora estatisticamente significante no conhecimento dos professores após a intervenção, porém, não houve diferença nos resultados na comparação entre os dois tipos de escola (pública e privada). Dessa forma, fica comprovada a eficácia deste tipo de abordagem e ressalta-se a importância do trabalho em conjunto do fonoaudiólogo com a escola, a fim de levar maiores esclarecimentos aos profissionais e buscar-se mais benefícios para o aluno.

Keywords : Percepção Auditiva; Transtornos da Percepção Auditiva; Aprendizagem; Docentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License