SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue107Knowledge of teachers about central auditory processing before and after speech and language workshopHigh school students' environmental perception about the care with the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SAMPAIO, Alexandre de Paula  and  TOSCHI, Larissa Seabra. Disortografias de escolares do 4º ano do ensino fundamental da rede pública do interior do estado de Goiás. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.107, pp. 142-155. ISSN 0103-8486.

A apropriação da ortografia pelo aprendiz pode ser uma tarefa difícil, que envolve processos complexos em seu aprendizado. O presente estudo teve por objetivo verificar o desempenho ortográfico de alunos do 4º ano do ensino fundamental, de escolas públicas de uma cidade do interior de Goiás. A amostra foi composta por 186 escolares com idade entre 8 e 13 anos, de 13 escolas, cujos conhecimentos ortográficos foram coletados a partir dos seguintes instrumentos: Ditado de Palavras, Pseudopalavras e Frases, além da aplicação do Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP). A coleta aconteceu coletivamente em sala de aula pelo pesquisador, acompanhado do(a) professor(a) responsável pelas turmas. Os dados foram tratados com análise descritiva, análise de frequência e correlação de Spearman. Em todas as análises foi adotado o nível de significância estatística de 5% (p≤0,05). As disortografias mais recorrentes entre os escolares foram "Representações Múltiplas" (94,6%), "Uso do H" (78,5%), "Trocas surdas e sonoras" (75,3%), "Terminação AM e ÃO" (74,2%), "Apoio na Oralidade" (66,1%) e "Omissão de Letras" (61,3%). Concluiu-se que as disortografias encontradas nas avaliações são compatíveis com as citadas em pesquisas de outras localidades do Brasil, e caracterizam o desenvolvimento da escrita conforme a literatura, mesmo com grande recorrência de erros não esperados já no segundo ciclo do ensino fundamental, que podem indicar comprometimento de aspectos mais básicos no processo de aquisição da linguagem escrita.

Keywords : Aprendizagem; Educação; Ortografia; Leitura; Escrita Manual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License