SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue107Dysorthographia of schoolchildren in the 4th year of elementary school in the interior of the State of GoiásExecutive functions and reading in Brazilian children with developmental dyslexia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

AMORIM, Nathália Beatriz de Souza; PESSOA, Viviany Silva Araújo; FONSECA, Patrícia Nunes da  and  ARAUJO, Pollyana Veríssimo de. A percepção ambiental dos estudantes do ensino médio sobre o cuidado com a sala de aula. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.107, pp. 156-167. ISSN 0103-8486.

A necessidade de destacar o ambiente como elemento envolvido no processo de aprendizagem e formação humana motivou o presente estudo, que teve como objetivo analisar a percepção dos alunos frente às práticas de cuidado com a sala de aula. Para tanto, contou-se com a participação de 90 estudantes do primeiro ano do ensino médio da rede pública de ensino da cidade de João Pessoa-PB, sendo a maioria do sexo feminino (53,3%), com idades variando entre 14 e 19 anos (m=16,01; dp=1,16). Os participantes responderam a um livreto composto de quatro blocos para as respostas das associações livres de palavras solicitadas para a técnica das Redes Semânticas Naturais (RSN) e de um questionário sociodemográfico. As análises das respostas obtidas foram feitas em uma folha adaptada de cálculo, em planilha Excel. As palavras que emergiram das RSN indicaram uma percepção adequada dos termos cuidado ambiental e sala de aula. Conclui-se que a pesquisa desenvolvida agregou elementos úteis para a compreensão e definição do cuidado com a sala de aula. Indicadores úteis para o planejamento de projetos focados na promoção da noção de responsabilidade com a manutenção da qualidade dos espaços de aprendizagem e comportamento de cuidado ambiental; entendendo esses como contribuintes do processo de aprendizagem e desenvolvimento humano, com foco na construção de um sujeito ecológico, proposta vinculada à aprendizagem significativa.

Keywords : Cuidado Ambiental; Sala de Aula; Redes Semânticas Naturais; Psicopedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License