SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue107High school students' environmental perception about the care with the classroomResults found in learning with a phonic-visual-articulate methodology at a school for people with intellectual deficiencies in the state of Paraná (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MEDINA, Giovanna Beatriz Kalva; SOUZA, Fabíola Fleischfresser de  and  GUIMARAES, Sandra Regina Kirchner. Funções executivas e leitura em crianças brasileiras com dislexia do desenvolvimento. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.107, pp. 168-179. ISSN 0103-8486.

Este trabalho busca entender como se processa a leitura de crianças com dislexia e como as funções executivas estão implicadas neste transtorno de aprendizagem, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de metodologias de trabalho que se concentrem na remediação dos déficits subjacentes ao processo da leitura. Será apresentado o resultado da primeira etapa do estudo do qual participaram 20 alunos de escolas públicas da cidade de Curitiba-Brasil, sendo: 10 participantes com idade entre 9 e 9 anos e 11 meses, com diagnóstico de dislexia; e 10 participantes sem dificuldade de aprendizagem com a mesma faixa etária das crianças com dislexia. Os participantes foram avaliados em leitura e funções executivas. Para avaliação da leitura, aplicados o TDE e o TELCS, e, para avaliação das funções executivas, foram utilizados: Teste de Trilhas A e B; Dígitos; Span de pseudopalavras; Tarefas de memória de trabalho; Tarefa Go/No Go; Teste de Fluência Verbal; e Torre de Londres. Os resultados corroboram os de outros estudos, mostrando que as crianças com dislexia apresentam déficit na memória de trabalho. Além disso, no componente inibitório, as crianças com dislexia apresentaram um maior número de erros do que as demais crianças, assim como despenderam um tempo maior para a execução das tarefas em comparação ao grupo controle. A partir destes resultados, é possível constatar os déficits apresentados pelos participantes com dislexia, o que possibilitou a elaboração de um programa voltado ao desenvolvimento das funções executivas, que será aplicado da segunda etapa deste estudo.

Keywords : Funções Executivas; Dislexia; Leitura; Avaliação; Neuropsicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License