SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue107Results found in learning with a phonic-visual-articulate methodology at a school for people with intellectual deficiencies in the state of Paraná (Brazil)Applicability of the Reuven Feuerstein mediated learning experience theory in distance education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MEDEIROS, Lucas Rawan Ferreira de; GAMA, Daniel Traina  and  FERRACIOLI, Marcela de Castro. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: conhecimento de professores e estudantes de educação física. Rev. psicopedag. [online]. 2018, vol.35, n.107, pp. 191-202. ISSN 0103-8486.

Muitas áreas da saúde e da educação têm apresentado lacunas no conhecimento acerca do diagnóstico, tratamento e cotidiano de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A formação e capacitação de profissionais que lidam diariamente com essas crianças, como professores de Educação Física escolar, precisam ser entendidas e revistas no sentido de aprimorá-las e de melhorar o atendimento a essa população. Desta forma, o presente estudo analisou os conhecimentos sobre o TDAH de professores de Educação Física (n=19) e estudantes de Licenciatura em Educação Física (n=20) da cidade de Fortaleza, CE. Todos os participantes responderam a um questionário sobre conhecimentos conceituais e características de crianças com TDAH. Os resultados mostraram que o grupo de estudantes apresentou melhor desempenho nas respostas às afirmativas do que o grupo de professores, sendo que ambos os grupos apresentaram maiores índices de acertos do que de erros nas respostas ao questionário. A maioria dos participantes considerou o TDAH como um problema educacional legítimo, mas poucos se preocupam em incluir esse tema em suas leituras, o que pode ter levado ao número considerável de erros nas questões sobre prevalência, hereditariedade e tratamento. Apesar de o diagnóstico do TDAH não ser parte da função dos professores, entende-se que se apropriar dos conhecimentos sobre este transtorno será útil para uma primeira identificação desta condição em escolares e se constituirá em aspectos diferenciais positivos para a atuação docente.

Keywords : TDAH; Diagnóstico; Docentes; Licenciatura; Educação Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License